Um pouco da história do Café Colonial

O café colonial é uma das mais autênticas tradições da cultura e da cozinha alemã, tanto é que ainda hoje em toda cidade em que a população é de origem alemã, as mesas são repletas de cucas, pães, apfelstrudel (torta de maçã), schmier , nata, queijo, salame, mel, kässchmier , morcilias, conservas, chocolate quente, café, chás, waffles, tortas, e muito mais.
A tradição veio com os antepassados alemãs que aqui no sul do Brasil se tornou comercial devido à procura de viajantes e de turistas, que ao chegarem tarde da noite, em cidades onde não havia hotéis ou mesmo restaurantes, alguns colonos prontificavam-se a atender estas pessoas, com alojamento e refeições, no velho costume germânico, colocando à mesa o que havia de melhor. Estas iguarias já eram tradicionais nas festas de kerb, onde após as missas dominicais, os fiéis, acompanhados de uma bandinha, dirigiam-se ao salão paroquial, onde tinha início todo o ritual dos Kerbs, e esse costume começou a atrair cada vez mais gente. Da necessidade de atender os turistas os colonos deram o início ao café colonial.
Outro modo de denominar o café colonial seria que representaria a mesa farta do colono, antes de ir, muito cedo do dia, para seus afazeres em suas pequenas propriedades rurais. Como ficava do alvorecer ao anoitecer envolvido no trabalho, o “café do colono”, por nós, comercialmente, chamado de café colonial, era extremamente reforçado, capaz de proporcionar-lhe energia suficiente para o desempenho árduo de suas funções. Visto que o produto café colonial foi criado em Gramado, uma região de forte colonização e influência alemã e italiana, a mesa servida em nossa casa, representa da forma mais fiel possível, um pouco da tradição e história destas duas culturas.
Vamos traduzir algumas palavras, que talvez você não conheça:
- Schmier ou Chimia – é o nome dado a diferentes tipos de comida que podem ser passadas no pão ( geléias, creme de ovos, linguiças de textura macia, etc)
- Kässchmier – é uma Chimia feito de leite talhado tipo ricota, muito macio com sabor suave.
- Morcilia ou morcela, morcilha, ou chouriço de sangue é um enchido que, como o nome indica, leva na sua composição o sangue fresco do animal usado para sua confeção; pode, ou não, levar a carne e gordura do animal, além de vários temperos.
- Waffels – é um tipo de massa de origem belga, que consiste em uma massa de farinha e ovos prensada em um ferro que imprime texturas sobre a massa.
- Kerbs – Festa popular de origem alemã, O termo significa festa de inauguração da igreja e representa a confraternização dos familiares. Consiste numa missa ou culto e na celebração feita nos salões de festa. Pode atingir até três dias de festividades e compreende desde confraternizações até bailes com leilões.
Tem muito assunto sobre esse tema, ainda mais receitas deliciosas que você mesma (o) pode fazer. Uma ideia excelente para receber amigos em sua casa é oferecer um café colonial com estas gostosuras. Aqui mesmo no Blog você encontra receitas que possa servir.
Mesa farta, bons assuntos e um pouco de tradição.