Os ovos pintados na Páscoa
Na Alemanha, os ovos coloridos fazem parte da tradição de Páscoa. Primeiramente, os ovos eram pintados somente de vermelho para lembrar o sofrimento de Jesus Cristo. Com o passar do tempo, eles foram sendo decorados de forma mais artística e com novas técnicas. Hoje, os ovos de Páscoa são decorados com pinturas, colagens e decalques de todas as formas possíveis.

A primeira menção escrita sobre ovos e coelho da Páscoa no país foi feita por um médico alemão há 330 anos. Na Idade Média, além da carne, a Igreja proibia aos fiéis comer ovos durante a Quaresma. Para não estragar, eles passaram a ser cozidos e enfeitados e, também, dados como presente.
Durante muito tempo na região do Tirol acreditava-se que quem colocava os ovos de Páscoa eram as galinhas. Em Schleswig-Holstein , Westphalia, Baixa Saxônia e Baviera era a raposa ou o galo de Páscoa, na Turíngia, a cegonha. Desde o século XIX, no entanto, o coelhinho da Páscoa estabeleceu-se como o portador de ovos em todo o país.
O que pode ser explicado, entre outras coisas, pelo comportamento dos animais na primavera: coelhos são muito férteis e costumam ser os primeiros animais que ganham seus filhotes na primavera, por isso se tornaram um símbolo da ressurreição.
Na primavera as lebres famintas, que são normalmente tímidas e evitam o contato com as pessoas, vêm em busca de comida nas vilas e jardins do país. Elas conseguem ficar quietinhas escondidas nas tigelas de comida até o último segundo quando percebem algum perigo. O local onde as lebres se escondiam foram interpretados como se fosse um ninho de ovos.
Esses ovos geralmente são pendurados na Osterbaum , árvore de Páscoa. Essa tradição foi inclusive trazida ao Brasil pelos imigrantes, há mais de 150 anos. Os galhos secos representam a tristeza pela crucificação e morte de Jesus Cristo. Os ovos lembram vida, a alegria pela ressurreição.

Manter a historia e tradições, é o que mantém a cultura viva em cada família, indiferente de suas origens.
Copyright Fotos: Colourbox.de
Embaixada da Alemanha no Brasil